Apresentação

Maringá está localizada no Norte do estado do Paraná, região também conhecida como Norte Pioneiro. Com uma população de cerca de 360 mil habitantes, a cidade é a terceira maior do estado e a sétima mais populosa da região Sul, segundo dados do IBGE de 2008.

Setores como o da agroindústria, da indústria metal-mecânica e de processamento de polímeros fazem da região de Maringá uma das mais importantes cidades do estado.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UEM (PEM-UEM), portanto, surge naturalmente, como consequência de todos estes fatores.

Aprovado em abril de 2012, com nota 3 da CAPES, o PEM inciará as atividades no segundo semestre deste ano, oferecendo 10 vagas em 2 áreas de concentração: "Materiais e Processos de Fabricação" e "Ciências Térmicas". Para tanto, o programa conta com um corpo docente formado por 10 doutores com formação em Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física e Química.

O principal objetivo do programa é a formação de recursos humanos em nível de mestrado em Engenharia Mecânica, com foco no desenvolvimento de atividades de pesquisa científica e tecnológica em suas 2 áreas de concentração. Na área de Materiais e Processos de Fabricação, o objetivo é a formação de pesquisadores que realizem atividades de pesquisa científica e tecnológica sobre os processos de fabricação de metais, polímeros e cerâmicas, assim como na caracterização desses materiais. Especial interesse será na fabricação e caracterização de materiais que apresentem propriedades mecânicas, magnéticas e térmicas importantes.

Já na área de Ciêncas Térmicas, o foco será o estudo de sistemas energéticos que utilizem fontes de energias alternativas e convencionais, isoladamente ou associadas entre si. Essas atividades incluem a concepção e o aperfeiçoamento de processos e dispositivos com potencial para serem empregados no projeto de máquinas térmicas, no melhor aproveitamento de energia em unidades produtivas e na modelagem de sistemas de geração de calor.